sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Salvando as notas

6




Final do ano ta chegando e junto com ele as nossas queridas provas finais. É o ano voou, mas é assim mesmo, no inicio do ano letivo seu caderno ta cheio de matéria e de um dia pro outro ela some. Incrível. Não cumpri a promessa de estudar durante o ano todo pra me salvar da recuperação de fim de ano, e vou ter que correr atrás do prejuízo agora. Como sei que não sou a única com esse probleminha, juntei algumas dicas pra ajudar a mim e a vocês também. 

Organize-se

Não vai adiantar nada, ter a maior boa vontade do mundo e não conseguir decidir por onde começar, então faça um cronograma, defina a carga horária pra cada matéria e como elas serão organizadas, tente montar a tabela de acordo com as aulas que você teve no dia, assim pratica o que aprendeu mais cedo. 
 Mais ou menos assim. 


A ordem das matérias e o tempo dedicado a cada matéria é você quem escolhe. Só você sabe quais matérias você precisa estudar mais. 
  • Comece pelas matérias que você tem mais dificuldade, a concentração é maior quando começa, já que no final agente já ta embolando as palavras. rs 
  • Tenha em mão tudo que precisa para estudar: Livros, apostilas e cadernos das matérias, canetas, borracha, rascunhos, e etc, etc, etc.. 
  • Escolha um lugar confortável. Com boa iluminação, e silencioso ( Nada de TV, Rádio, MP 4,5,6,7...).
  • Monte uma pequena biblioteca ao seu lado, dicionário, livros, mapas... Marque com clipes coloridos os tópicos assim será mais fácil não se esquecer de revisar nenhum dos assuntos.
  • Procure respeitar os horários. Se atrasar uma, atrasa tudo. Peça para sua mãe atender os telefonemas, e anotar o número da sua nova amiga de sábado que queria te contar a maiior fofoca da festa, neste horário você se dedica aos estudos e depois você se liga na fofoca, também combine com suas amigas de não ligar nesse horário para evitar a recaída. 
Aprenda a estudar.

Não pode estudar só o que gosta, tem que estudar tudo afinal não cai só o que é legal na prova. Abuse dos sentidos. Comece na Sala de aula. 
  • Seu cérebro absorve apenas 10% do que você lê 10% do que vê e 80% do que ouve. Portanto, preste o máximo de atenção na explicação do professor, por mais que seja muito chata você vai ver no fim da aula quando você entender tudinho, você passa a gostar.
  • Não saia da sala cheia de? Na cabeça, pergunte, não tenha vergonha, vergonha é ficar pra trás nas notas.
  • Só ler a matéria não adianta, tem que praticar. Faça exercícios, responda questionários, resumos, quanto mais você passa para o papel mais absorve. 
  • Se quiser estudar em grupo, O.K. Mas nada de conversas durante a hora de estudar, senão vira bagunça e ninguém estuda. Separe o que cada um vai explicar assim todos aprendem. A diversão vem depois, quando toda a turma passar de série e curtir as férias! 
Baú de Recordações

Para se sair bem nas provas, tem que guardar tudo o que aprendeu na memória. 
- Auditiva
  • Além de prestar atenção na aula, faça musiquinhas, tente cantar um texto de história, por exemplo, com uma música da Katty Pery. Não importa se a "letra" não tiver nada a ver com a melodia, o importante é aprender.
  • Leia em voz alta. Assim memoriza duas vezes, quando lê e quando escuta. 
  • Grave as aulas se puder. Assim pode ouvir quantas vezes precisar. 
- Visual. 
  • Anote TUDO o que está estudando, ajuda a fixar o assunto e o hábito de escrever fará você memorizar mais fácil os dados principais.
  • Crie seu próprio jeito de anotar. Canetas coloridas, marca textos, parênteses, chaves. Todos esses "enfeites" ajudam na compreensão e memorização.
Vestibular

Se estiver acabando o ensino médio, como eu e além de ter que estudar para as provas do colégio tem que estudar para o vestibular, vai alguma diquinhas também. 

Não deixe pra amanhã o que você pode estudar agora. Se dedicar duas horas dos dias de semana pra esse assunto, no fim de semana dá pra curtir com a galera. 
  •  Divida bem o seu tempo, se estuda de manhã e faz cursinho a noite, por exemplo, estude, no mínimo duas horas à tarde. Em época de vestibular, discipline-se para todo sabádinho estudar mais um pouco, só revisar a matéria da semana. 
  • Se já escolheu a área em que vai atuar, melhor. Assim vai saber as matérias que precisão de mais dedicação. Exceto redação que conta a maior parte dos pontos em qualquer área. Por isso, leia, mas leia muito, e aprenda a escrever. É fundamental. 
  • Assista filmes que falem sobre os períodos históricos que vai estudar.
  • Mantenha-se atualizada. Leia, revistas, jornais, veja noticiários, Muitas questões que caem no vestibular são de acontecimentos recentes. 
É isso pessoal agora é só meter a cara nos livros, e se mês que vem eu sumir um pouco, é porque estou estudando.  rs 

Beijos, adoro vocês :*



6 Tagarelas comentaram:

Máry Araújo disse...

Gostei mt das dicas... vo fikr sperta c isso!
Passei aki p/ retribuir a visita! vlw msmo!
adorei seu blog! e o conteúdo tbm..
só n to conseguindo seguir, pq o Blogger tá c um probleminha! assim q eu conseguir vou seguir tá!? Um abraço!

Tatiane Souza disse...

Obrigada Mary :D

Catarine S. disse...

Tou te seguindo tbm ^^

Tatiane Souza disse...

Obriigada :D

Barbara disse...

Ameii, seu blog :D
segue e comenta o meu tbm?
www.welcome-yourworld.blogspot.com

Tatiane Souza disse...

Obrigada Barbara .

já estou seguindo e já comentei . :D

Postar um comentário

Obrigada por virem aqui comentar, podem falar o que quiserem , se a moda é democrática por que o Loira Tagarela não seria ? :)

P.S: Quem tiver Blog deixa o link que eu dou uma olhadinha depois, com certeza . E quem não tiver e quiser adicionar, orkut , msn ou qualquer outra coisa .. rs O e mail pra tudo é esse aqui embaixo. *-*

loira.tagarela@hotmail.com