segunda-feira, 14 de março de 2011


Dicionário Futebolístico para mulheres

11


Não sei se já contei, AMO futebol, e sou tremendamente , imensamente e totalmente apaixonada pelo meu time e ai de quem falar mal dele. O meu MENGÃO, então, depois de uma ida ao estádio, para torcer pelo mengão (claro. rs’), ver o meu time ser roubado pelo juiz e voltar rouca para casa um pouco frustrada, confesso, resolvi compartilhar com vocês, caras amigas, minha humilde, humilde mesmo experiência sobre o futebol, pesquisada mais a fundo a poucos minutos no google. rs' Afinal, no Brasil o ano inteiro rolam campeonatos, e se seu namorado for do tipo “domingo e quartas a noite é dia de jogo”, como meu namorado e eu, (sim. me incluam, rs’) é bom saber alguma coisinha pra não pagar micão né!?  E.. Quem sabe, libertar a brava torcedora fanática que existe dentro de você. :D

Posicionamento dos jogadores
No futebol, não existem só o goleiro, os jogadores do meio-campo e o atacante. Você vai ouvir durante a transmissão dos jogos, seus amigos entendidos e os narradores falarem nomes como volante, armador, zagueiro, ponta... Não se desespere! Esse vocabulário às vezes é usado para dizer exatamente a posição tática de cada jogador em campo. E acredite: a partida fica mais gostosa de assistir quando a gente entende que não existem 10 jogadores correndo pelo gramado só para fazer gol.

Zagueiro
São os homens mais próximos do goleiro do próprio time e tem como missão tentar parar o ataque adversário quando eles já conseguiram passar por todo o meio de campo. No Flamengo Ronaldo Angelin e David Braz ocupam essa posição. É bastante comum encontrar zagueiros bem altos, que ajudem a cabecear as bolas que vêm da cobrança de escanteio.

Volante
É o cara que fica um pouco recuado no meio de campo, a frente dos zagueiros do seu time. Ele faz o trabalho pesado: é o responsável por dar o primeiro combate com a equipe adversária, tomar a bola sem fazer falta e armar a jogada de ataque. Essa é uma posição bem maleável, pois, às vezes, um volante pode recuar ainda mais ou pode partir mais pra frente, para o meio de campo. No Flamengo, os volantes titulares atualmente são Maldonado e Willians.

Lateral
Ah, se todas as posições tivessem nomes tão óbvios (rs)... É claro que o lateral, esquerdo ou direito, atua nas laterais do campo e são os responsáveis pela cobrança da, ahn, lateral. No entanto, é importante dizer que os laterais podem atuar na parte defensiva ou no ataque (e aí são chamados de alas), como é o caso do Leo Moura e Egídio.

Meia (armador)
Outra função que, como o volante, é bem maleável. O meia, como o nome sugere, no fica meio-campo e os jogadores que desempenham essa função costumam ser habilidosos, velozes e capazes de criar as jogadas de ataque. Grande parte dos jogadores famosos que você já ouviu seu irmão ou namorado idolatrar eram meias como Maradona, Zico ou Zidane. O jogador que fica mais recuado é chamado de meia defensivo (como é o caso do Fierro), e o que vai até o gol adversário é, obviamente, o meia atacante, como Thiago Neves.

Atacante
Esses são os responsáveis pelos momentos mais emocionantes do jogo, o gol, claro. Não há muito que explicar: o atacante tem que fazer gols ou assistências, como é chamado o passe para quem faz o gol. Um atacante pode ser centroavante – o cara que quase nunca sai da área adversária e que, na maioria dos casos, também deve ser alto e bom de cabeceio – ou também pode ser ponta-de-lança – nome pouco usado hoje, mas que define o atacante que vai até o fundo do campo pelas laterais, fazendo cruzamentos dentro da área. No Flamengo, quem faz sucesso é o Famosíssimo Ronaldinho Gaúcho e o Xodó da torcida, Negueba que vem mostrando um futebol lindo e divertido de se ver.

Impedimento
Esse tópico é unanimidade entre as meninas: ninguém entende! Por que prejudicar o jogador esperto que estava na frente de todo mundo e pode, assim, fazer gols com mais facilidade? O impedimento diminui drasticamente o número de gols numa partida, é verdade, mas pense bem: se não existisse, a atuação dos jogadores seria bem menor, já que, para a bola chegar no ataque, bastaria que alguém fizesse um lançamento bem forte, na cara do gol. Para que isso não aconteça, foi determinado que a jogada será paralisada se o jogador do ataque estiver na frente de todos os defensores do time adversário no momento em que a bola for lançada pelo seu companheiro. Nesse mostra exatamente como acontece . 


Escanteio x Tiro de Meta
Qual é a diferença afinal se a bola rola para o fundo do campo? Essa é fácil: se a bola for para fora porque, numa jogada de ataque, alguém do time que está se defendendo usar desse artifício para evitar o gol, então à vantagem é de quem está atacando – e aí é escanteio. Se, por outro lado, o próprio atacante não dominar a bola e jogá-la pela linha de fundo, aí quem tem a vantagem é o time que se defende – e o goleiro tem a chance de dar o tiro de meta.

As faltas e os cartões amarelos e vermelhos
Meninas entendam: futebol é um esporte de contato, por tanto, nada de gritos histéricos cada vez que um jogador sair rolando no campo. Se você não gosta de ver um tombo ou outro, que tal assistir ao mundial de vôlei?
Brincadeiras à parte é difícil mesmo entender quando existe falta ou não: em grande parte dos casos, a falta só existe se o juiz interpretar assim. Existem claro, alguns lances incontestáveis - o mais famoso é o carrinho por trás, que é considerada jogada desleal e merece de cara um cartão vermelho, ou seja, expulsão.

Outras faltas menos duras, discussões, reclamações excessivas com o juiz, atraso para repor a bola no campo ou simulação (quando o jogador faz aqueeeele drama, se joga , sendo que nada aconteceu) podem valer um cartão amarelo, ou seja, um aviso mais sério do juiz. Com dois cartões amarelos na mesma partida faz com que o jogador seja automaticamente expulso e, no caso da Copa do Mundo, o jogador também pode acumular, ao longo de uma fase, no máximo 2 cartões amarelos – quando isso acontece, ele está automaticamente suspenso no jogo seguinte.

e então, agora todas nos tornamos entendidas do assunto, certo ?

11 Tagarelas comentaram:

Thaís Araújo disse...

Hahaha, adorei isso!!!
Eu mesma não entendo nada de futebol..

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

J.Leine disse...

importantissimas dicas
eu gosto de futebol mas confesso que não entendo muita coisa
rs

BjuBju
www.deliciasdecereja.blogspot.com

Joyce Pontes disse...

Já sei que daríamos ótimas amigas porque eu amo futebol e claro torço pro mengão né !!

eueelasfashionistas.blogspot.com
beijos, @joycepontees

Simone disse...

Nuca entedi ...=/ tipo eles correm atras da bola e quando chegam perto dela chuntam a dita cuja o mais longe possivel ( tem algum sentido isso) kkkk
Eu também sou uma loira tagarela kkk

Beijos valeu a visita ;)

http://soumagorota23.blogspot.com

Tamyris Pakas disse...

ah eu adoro futebol, mas confesso qe tem hrs que fico meio perdida, KK por nao saber o que significa algumas coisas, mas agr que li o dicionario resolvi esse problema KKK!

ameeei o post!
beijos e boa semana:*
http://blogandocomtatah.blogspot.com/

Ana Lange disse...

Eu já sabia tudoooooooooooo! Sou mega viciada em futebol kkkkkkkkkkk

World Of Bruna disse...

Olá Flor ...eu como gosto muito de futebol :D e as vezes jogo tbm :D
Beijus Bruna
http://worldofbruna.blogspot.com

Aline Moreno disse...

Tatiane, obrigada pelo carinho minha flor parabéns pelo seu blog tô te seguindo tbm. http://teerestiilo.blogspot.com/

beerrjos

Lívia Dias disse...

Nossa, amey o post! Eu tbm adoro futebol!

Toda Linda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toda Linda disse...

Adorei o post... gosto de futebol e até discuto alguns assuntinhos.. rsrsrs Bjs!!! todalindarj.blogspot.com (Cdc)

Postar um comentário

Obrigada por virem aqui comentar, podem falar o que quiserem , se a moda é democrática por que o Loira Tagarela não seria ? :)

P.S: Quem tiver Blog deixa o link que eu dou uma olhadinha depois, com certeza . E quem não tiver e quiser adicionar, orkut , msn ou qualquer outra coisa .. rs O e mail pra tudo é esse aqui embaixo. *-*

loira.tagarela@hotmail.com