quinta-feira, 16 de junho de 2011


Raio X - CELULITE

7


Nome Científico:  Hidrolipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica

Inimiga número 1 das mulheres a celulite é caracterizada pelo surgimento de ondulações na pele. O aumento do tecido gorduroso que se aloja sob a pele é o responsável pela celulite dando um aspecto de casca de laranja na pele.

Mais por que as mulheres em geral sofrem deste fator?

Há algumas razões que levam a um aparecimento maior de celulite. Além da disposição genética, existe a possibilidade de a celulite estar associada aos fatores hormonais tais distúrbios, uma alimentação inapropriada, somada a uma vida sedentária.
A falta de oxigenação das células de gordura contribui para o acúmulo de gordura. Devido a uma alteração na micro circulação, há um aumento do tecido gorduroso formando nódulos e depressões subcutâneas comprimindo os vasos sanguíneos  e linfáticos impedindo uma melhor nutrição das células o que favorece o acúmulo de toxinas, que em tese devem ser eliminadas pelos vasos linfáticos, que em suma é prejudicado pelo acúmulo destas toxinas.
As áreas mais afetadas são:

·         Glúteos (bumbum)
·         Coxas
·         Cintura
·         Abdômen
·         Joelhos
·         Braços
·         Nuca


Exclusividade em mulheres?

Homens que levam uma vida sedentária, entregues ao álcool, ao cigarro e a alimentos gordurosos têm grandes chances de apresentarem a celulite. Mas é importante esclarecer que os homens em geral possuem menos pré-disposição genética à manifestação de acúmulo de células de gordura.

Tipos de celulite.    

 

Apesar de celulite ser um assunto só, há manifestações diferentes do grau de impacto do excesso de gordura sob a pele. É consenso entre estudiosos e profissionais do setor de que a celulite pode se apresentar em 04 graus.

Grau 1:  Quando pressionada a região observa-se uma discreta deformidade na área. Neste grau não há alterações circulatórias. Há um leve acúmulo de gordura.

Grau 2:  Neste estágio é possível perceber ao olhar para a região. Há um inchaço derivado do acúmulo de gordura. A celulite torna-se palpável e não é dolorosa. Neste grau já há uma alteração circulatória.

Grau 3:  O aumento do volume das células gordurosas causam a alteração do tecido formando  nódulos subcutâneos visíveis na superfície da pele (casca de laranja). O endurecimento do tecido gorduroso provoca uma maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas celulares. Neste estágio ela pode ser dolorosa quando pressionada. O tratamento desta região já se torna mais complexa, podendo voltar ao grau 2.

Grau 4:  Neste grau é mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, com grandes problemas de circulação na região. Apesar de grave, é possível melhorar o aspecto.

A celulite tem cura?   

 

A principal fonte de combate, portanto é buscar uma vida cada vez mais saudável, se alimentando bem e buscando sair do sedentarismo através de práticas de esporte tais como natação, corrida, hidroginástica, academias de dança, entre outros.

A primeira coisa a ser feita é identificar os hábitos do paciente e reavaliar seus costumes, impondo regras de conduta e compromisso com a saúde.

Apesar de não ter uma cura definitiva para a celulite, uma boa educação alimentar, acompanhada de práticas de exercícios físicos e o abandono de vícios, podem reduzir significativamente os sintomas, tais como o famoso aparecimento de buraquinhos perceptível ao olhar.

Tratamentos para celulite    

Os tratamentos são importantes no processo de combate à celulite. Eles são fatores quem agregam melhores resultados, porém é importante a boa alimentação, práticas de exercícios, em fim, hábitos mais saudáveis. Há vários tratamentos para o combate da celulite:

Aparelhos com Corrente Elétrica

Este tipo de tratamento é por meio de um aparelho que possui eletrodos que são acoplados na pele. Estes eletrodos aplicam uma corrente elétrica na derme de forma terapêutica e tem como objetivo enrijecer e tonificar a musculatura.
As correntes elétricas são assimétricas, com baixa freqüência, baixa voltagem e pequena intensidade.

Além de proporcionar uma tonificação muscular, este tipo de tratamento melhora a circulação sanguínea, ajudando a remover gorduras localizadas, combatendo a celulite e fortalecendo os músculos. Tudo isto de forma passiva.
Este tipo de tratamento é indicado para o combate à flacidez muscular, e recomendado para a ativação do fluxo sanguíneo melhorando o sistema circulatório, conseqüentemente combatendo a celulite.

Pessoas hipertensas, portadores de marca passo, pessoas com patologias circulatórias, varizes, pacientes com problemas renais crônicos, com enfisemas pulmonares, epilepsia, entre alguns casos onde não se podem se submeter a correntes elétricas devem optar por outro tipo de tratamento.

Dentre as técnicas mais efetivas estão: A Corrente Russa e a Isometria Americana. Além destas há outras como: Corrente de Lê Go, Corrente de Trabant, Corrente diadinâmicas de Bernard e Corrente interferenciais. Estudos relatam que a Corrente Russa e a Isometria Americana são as mais eficazes para tratamentos que utilizam-se de corrente elétrica.


Duração da Sessão: 30/40 minutos

Nº de Sessões: 10 Sessões (2 - 3 por semana)

Profissional: Em geral esteticistas

Resultado: Atenuação da celulite de graus 1 e 2 e a gordura localizada, tonificando em grau leve os músculos.

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma massagem com o objetivo de ativar a circulação e o sistema linfático. Com isto o corpo humano tem mais facilidade de livrar das células as toxinas e os radicais livres. Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite.

Ela é aplicada com movimentos sob leve pressão, feita de forma suave com ritmo lento e preciso. Pode ser feita com as mãos, com auxílio de máquinas ou com eletro estimulação.

Fala-se bastante sobre a Drenagem Linfática. Mas você sabe o por quê deste nome?

A linfa é um líquido que está presente nos vasos linfáticos. Estes por sua vez fazem parte do sistema linfático. Este líquido é incolor e viscoso. São responsáveis pela limpeza interna do organismo. Além disto, ela é responsável por levar oxigênio, nutrientes e hormônios para o tecido, dando ao organismo a condição ideal para seu perfeito funcionamento. A massagem, portanto tem por objetivo levar estes líquidos ao local certo para depois serem eliminados pelo organismo.

Esta massagem é indolor. Alguns pacientes relatam que já sentiram dores na massagem, mas isto é algo que não deve acontecer, pois a massagem é leve e rítmica, com pouca pressão no local. A linfa percorre a superfície da pele e por ser um liquido viscoso ele tem um tráfego lento. O fisioterapeuta ou o esteticista devem estar conscientes de que este é um processo lento e que deve ser feito respeitando os limites do organismo. Massagens que deixam o paciente roxo foram feitas de forma incorreta, com excesso de força na região.
Pacientes que se submeteram ou irão submeter-se a algum tipo de cirurgia plástica é recomendável fazer sessões de massagem a fim de eliminar gorduras localizadas e diminuir o inchaço causado pelo excesso de gordura no tecido adiposo.

Pessoas com câncer, febre, infecções na pele ou insuficiência cardíaca é recomendando procurar outro tratamento para o combate à celulite.

Benefícios da Drenagem Linfática

·           Melhora a oxigenação
·           Melhora a defesa e ação antiinflamatória do organismo
·           Aumenta a potencialidade reparadora
·           Melhora a capacidade de cicatrização


Endermologia

A endermologia é realizada através de um equipamento que massageia a pele de forma profunda, atingindo a gordura localizada. Sua tecnologia à vácuo tem a capacidade de dissolver os nódulos de gordura, realizando uma drenagem linfática.

De forma resumida, a Endermologia é uma técnica que consiste em duas outras técnicas. As massagens: Drenagem Linfática e a Massagem por ultra-som. Sua função principal é ativar a circulação linfática. Redistribui a gordura, evitando o acúmulo em regiões específicas.

Indicada para tratamentos de combate a celulite, a Endermologia promove também o relaxamento muscular, aumenta a receptividade das células ao oxigênio estimulando a eliminação de toxinas.

Em caso de gravidez é aconselhável optar por outro tratamento para combate à celulite.

A sessão é dividida por etapas, conforme é explicado abaixo:

1 – Retirada do excesso de água (Retenção de Líquidos)
Ao pressionar a pele com o aparelho há a tonificação da pele e o acionamento da circulação.

2 – Diminuição do efeito Casca de Laranja
Os rolos do equipamento em atividade sob a pele do paciente estimulam o organismo criando um deslocamento da gordura e do líquido linfático, com o objetivo de alcançar o resultado na diminuição do efeito casca de laranja (Perceptível a partir do 2º grau da celulite)

3 – Separação da Gordura Localizada
Busca-se com a massagem pelo aparelho deslocar gorduras acumuladas, devolvendo à pele seu aspecto natural (tonacidade).


Duração da Sessão: 30/45 minutos

Nº de Sessões: 15-30 Sessões (2 - 3 por semana)

Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas

Resultado: Atenuação da celulite dissolvendo e desinchando as células. Auxilia na redução de medidas. Libera endorfina, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar.

Infra-Vermelho

O infra-vermelho é um dos tratamentos indicados para o tratamento para celulite. A função desta técnica é a queima de gordura localizada. A bioestimulação da pele e do tecido muscular com infravermelho tem sido uma técnica considerada no ramo de estética. Há produtos inclusive como as bermudas que prometem emitir infravermelho.

Esta técnica é aplicada por uma máquina que gera calor. A irradiação com o IVL favorece a divisão celular e síntese de proteínas como o colágeno e a elastina.
Não há um consenso a respeito do Infravermelho no combate à celulite. É bem-vindo qualquer tipo de tecnologia que prometa diminuir a celulite, porém existem tecnologias mais eficazes. No caso dos raios IVL ele é mais indicado em casos de inflamação.


Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas

Resultado: 

           ·          Aumenta a Circulação Sangüínea 
           ·          Proporciona maior oxigenação tecidual removendo as toxinas
           ·          Aumento sistema de defesa do organismo
           ·          Relaxamento muscular 


Mesoterapia

A mesoterapia é a mais tradicional técnica para tratamento de celulite.  Por intermédio de injeções subcutâneas compostas por enzimas que dissolvem os nódulos gordurosos. Estas injeções são medicações que são combinadas a critério do profissional e de acordo com o objetivo esperado.


Esta concentração de medicações.

Duração da Sessão: Variável

Nº de Sessões: 10 (1  por semana)

Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas

Resultado: Atenuação da celulite dissolvendo e desinchando as células. Auxilia na redução de medidas. Libera endorfina, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar.

fonte: http://www.tratamentoparacelulite.com.br

7 Tagarelas comentaram:

Ribeiro disse...

ooi, adorei saber disso tudo, nao estava taao informada em relação a esse pesasdelo que é a celulite, rsrs.
Ameei seu blog e to seguindo, se puder seguir. Beiijos e sucesso. :D

Tatiane Souza disse...

é sempre bom saber mais um pouco sobre isso né, até por que sempre dizem que temos que nos aproximar dos inimigos . rsrs'

beijinhos, obrigada pela visita .
já retribui :)

Luiza disse...

Opaaa!!! Que post MARAVILHOSO!
Bom a minha ainda é grau 1!
E posso reverter né...ahahaha
adorei hein beijinhos


www.innovareacessori.blogspot.com

Reh Ribeiro disse...

Não quero nem pensar em celulite, que pesadelo não?
Ótimas informações, não sabia de tudo isso, bom saber! rsrs

Bjkas

http://blogdareh.blogspot.com/

Ribeiro disse...

aah que bom, voce concorda comigo em relação ao quadro, rsrs.
Obrigada por seguir seja bem vinda iu, beijooos .

laridias disse...

Eiii
Vim aqui te visitar e te avisar que tá rolando um sorteio maravilhioso no blog
É um conjunto de brinco e anel na cor camelo e militar da minha loja
Dá um passada la..vc vai amar !
Beijo

Débora Sant'Ana disse...

Oi floor*-* Te seguindo !

Adorei seu blog- fofinho demais!!

Visite o meu também- e comente:

http://baitatedio.blogspot.com/

Beijoo !

Postar um comentário

Obrigada por virem aqui comentar, podem falar o que quiserem , se a moda é democrática por que o Loira Tagarela não seria ? :)

P.S: Quem tiver Blog deixa o link que eu dou uma olhadinha depois, com certeza . E quem não tiver e quiser adicionar, orkut , msn ou qualquer outra coisa .. rs O e mail pra tudo é esse aqui embaixo. *-*

loira.tagarela@hotmail.com